Home Page Image Map

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resenha clarinhaaa: O céu está em todo lugar

Nome original: The sky is in everywhere
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo conceito
Ano: 2011
Páginas: 420
Sinopse: Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida – e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda.


 Resenha: 


   Sabe aqueles livros que você achava que não ia ser TUDO aquilo? O céu está em todo lugar é um deles, mas logo nos primeiros capítulos, ele te ganha totalmente.
Tenho que admitir: A coisa que eu mais fiz lendo ele foi Chorar. Eu chorei tanto que algumas horas eu tive que parar a leitura pra lavar o rosto. Eu me interessei por ele quando soube que minha cantora favorita (Selena Gomez) comprou seus direitos para uma adaptação. 


      Lennie é uma garota insegura e apaixonada por livros e musica que vivia á sombra da irmã Bailey, uma garota impulsiva, romântica, elétrica, apaixonada e cheia de vida. Bom, isso mudo depois que ela morre. Perdida no meio do luto, Lennie encontra dois lugares pra se consolar: Joe e Toby. Joe é aquele tipo de garoto incrivelmente fofo e animado, que não tira o sorriso do rosto nem por um segundo. Quando Lennie está com ele, ela sente a tristeza ir embora.Toby é o ex de Bailey, e acho que isso já está bom. Quando Lennie está com ele, ela sente que a tristeza dela está em algum lugar, e ela também sente uma parte da irmã nele. 


    Bom, minha opinião sobre Lennie: Ela só precisava se encontrar no meio de tudo: o luto, o velório, o desaparecimento da mãe, a questão sobre sexo, seus sentimentos etc. Com a irmã dela, ela se sentia em algum lugar, e quando Bailey morre ela se vê perdida no meio de tudo ISSO, ela se vê no centro tendo que agir com 2 garotos, um monte de pessoas falando: "sinto muito pela sua irmã" e blá blá, por que a partir daí ela se viu no lugar da própria irmã. Ela é uma garota cativante que escreve poemas em qualquer lugar e joga por aí (como na parede, numa papel amassado etc) Ela fica confusa demais no meio da história e eu me identifiquei demais com ela. 
        Olha, posso ser sincera, a unica coisa que eu não concordei com Lennie foi o ponto de vista que ela teve sobre o Toby. Ela nem era apaixonada por ele e nem nada, e do nada quando a irmã morre eles começam a se agarrar e tudo mais. Achei meio estranho, é claro que Lennie estava confusa, mas Pow, sentir a irmã morta quase transando com o ex dela é se sentir confusa DEMAIS. Fala, sério, é falta de onde colocar culpa. Não sei se só penso assim por que não fui com a cara do Toby, mas sei lá, achei um tanto errado ele tomar essa atitude também. Tá, eu sei... Ele sentiu culpa e tudo mais, mas quando ele quase levou a ex-cunhada pra cama da namorada morta ele não sentiu culpa, né? ¬¬ Bom, enfim, não fui com a cara dele.
     Por outro lado, eu fui MUITO com a cara do Joe. E a paixão que ela tem com ele é aquela coisa gostosa só de pensar, sabe de arrancar aqueles suspiros exagerados? Ele não só se aproxima da Lennie, mas também da Avó e do Tio Big (atual família da Lennie) no período de luto.


       Também tem a questão da mãe dela e da Bailey, que já havia gerado bastante transtorno na vida dela desde então e quando ela se vê sem sua irmã, ela simplesmente não consegue se ver. E é tão profundo o jeito como ela descreve a sensação que eu chego a chorar só de pensar. 
   Outra coisa que eu gostei demais no livro: a interatividade com os poemas encontrados da Lennie e você fica se perguntando: Mas, nossa, quem diabos encontra esses poemas? 
     A narrativa é muito gostosa, e não vou dizer que é um livro fácil de ler, por que não é na verdade. É aquele livro que se você não gostou no meio, pode ir soltando, mas de você gostou, você termina ele bem rápido. Enfim, amei demais o livro e tá super recomendado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Status

Nome: Crasy for Books Dona: Clarinha Co-Webs: Vick, Biazinha, Maaah, Carlinha Design by: Vick Status: Aberto
 
Código by: Ana Carolina - Art Design Encomendas (http://artdesignencomendas.blogspot.com/) | Layout by: clarinhaaa